COMUNICADO

Informamos que a partir do dia 28/03/2017, as imagens das assinaturas dos documentos emitidos através do TUCUJURIS, assinados digitalmente, estão sendo gradativamente suprimidas, sem prejuízo de sua validade, conforme Lei n.º 11.419/2006 e Resolução n.º 1074/2016-TJAP. A autenticidade dos documentos deve ser verificada pelo código hash, no portal do Tribunal.

Justiça do Amapá e órgãos parceiros organizam Workshop sobre Constelação Familiar para servidores

MARILISEPREPARA 3O Judiciário do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), em cooperação com o Governo do Estado, Ministério Público e Prefeitura de Macapá, realizará nos dias 13 (abertura às 8 horas) e 14 de novembro (manhã e tarde), no Museu Sacaca, Workshop de Constelação Sistêmica para cerca de 250 servidores efetivos destas instituições.

MARILISEPREPARA 1O evento será conduzido pela terapeuta e coordenadora de trabalhos de dinâmicas de grupos e constelações familiares, Marilise Einsfeldt, renomada consteladora do sul do país, de onde a técnica ganha força para o restante do território brasileiro. “A política de métodos alternativos é adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2010. Dentro desta fórmula a constelação sistêmica aparece como uma nova abordagem da psicologia sistêmica fenomenológica, direcionada às famílias e empresas para ajudar em todos os problemas de origem sistêmica de relacionamento, saúde, físicos e outros”, explicou Marilise.

MARILISEPREPARA 4A técnica foi criada pelo terapeuta alemão Bert Hellinger, e parte da ideologia de que todas as pessoas formam uma só e fazem parte de algo maior, que as orienta, protege e guia e podem ser trabalha no aspecto familiar e âmbito profissional, para tratar questões das pessoas e de seus respectivos sistemas, alcançando resultados rápidos e eficazes tanto nos relacionamentos, quanto na educação, na saúde (quando se trata de doença sistêmica), na compreensão e busca da origem da violência e, especialmente, dos conflitos sociais, seja na família, no trabalho, nos relacionamentos de amizade, e outros.

MARILISEPREPARA 5Servidores do TJAP e do MP-AP foram capacitados sobre a técnica, daí surgiu a ideia e percepção da necessidade de formar mais multiplicadores no Amapá. A secretária do NUPEMEC, Conceição Meireles, explica que a técnica de constelação é baseada na lei do amor, que agrega três princípios: pertencimento, hierarquia e equilíbrio de troca.

“Quando o indivíduo chega, por exemplo, em um ambiente de trabalho, ele não pode ignorar o ofício das pessoas que já se encontravam ali, porque isso desestabiliza o ambiente e quebra a relação sistêmica que lá existe. Quando você respeita o princípio da hierarquia e reconhece que as pessoas que estão ali pertencem àquele ambiente, você equilibra o ambiente e o trabalho flui da melhor maneira”, explicou Conceição.

Esse é o primeiro curso de um total de quatro que estão programados para serem realizados, e devem atender um total de 250 servidores por etapa.

Após a realização dos workshops e, com eles, sensibilizados os servidores sobre a importância da técnica e de sua aplicação, os órgãos envolvidos ofertarão, no próximo ano, um Curso de Formação em Constelação Sistêmica com 100 vagas distribuídas para servidores efetivos dos órgãos envolvidos. O Curso ocorrerá em 6 módulos de 16 horas/aula cada, com aulas em dois dias da semana (sábado e domingo).

-Macapá, 10 de novembro de 2017-

FONTE: Governo do Estado do Amapá


Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

selo-ouro-cnj selo-ouro-cnj