Senhores Usuários

A partir de hoje, dia 19/12/2018, disponibilizamos a nova interface de petição inicial na web para todo o Segundo Grau (Tribunal de Justiça) e Turma Recursal. Agora todas as petições iniciais e incidentais de 1º e 2º graus deverão ser protocoladas exclusivamente pelo Tucujuris web. Com esse marco concluímos a implementação do TUCUJURIS 2.0, que conta com 100% dos peticionamentos online no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. 

Contudo, como toda grande mudança, podemos ter alguma instabilidade nos próximos dias. Estamos trabalhando para que ela seja mínima.

Programa Comunidade em Círculos: moradores do Ambrósio dialogam sobre relações interpessoais

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 032O Programa Comunidade em Círculos chega a 3ª edição na comunidade do Ambrósio, município de Santana. Neste novo encontro, realizado na Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, os moradores foram motivados pelas equipes a pensar sobre as suas relações com o próximo e a buscar as melhores formas de convivência entre o grupo.

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 006A iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP). Nas visitas mensais, a comunidade se reúne em círculos restaurativos para falar sobre as demandas da vida cotidiana. Deste modo, a proposta é elaborar projetos, programas e soluções que aprimorem a qualidade de vida e a cidadania dos residentes.

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 038Nos encontros anteriores, as equipes da Comarca de Santana e do MP-AP iniciaram uma reflexão sobre o senso de pertencimento que moradores têm com a comunidade do Ambrósio. Idosos, adultos, jovens e crianças fizeram parte desse diálogo, que a cada edição vem criando uma relação de confiança e respeito com essas pessoas.

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 026Neide Santos, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Santana, falou sobre a temática utilizada no encontro, intitulada “o espelho”. Nela as pessoas são estimuladas a pensar no seu “eu” em relação à convivência com o outro.

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 036“O método é fazer com que elas pensem no que podem melhorar dentro dos relacionamentos com o seu próximo. Nós sabemos que em qualquer comunidade existem os problemas de vizinhança ou até mesmo dentro de casa, por esse motivo é necessário esse contato para que eles possam agir nesse contexto social”, afirmou.

De acordo com juíza titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana, Carline Regina de Negreiros Cabral Nunes, no terceiro encontro já foi possível perceber os bons frutos que o programa tem proporcionado, o que tem possibilitado a criação de mais iniciativas que trarão muitos benefícios para as relações da comunidade visitada.

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 020A partir do Programa Comunidade em Círculos, notamos a importância de um projeto dedicado às mulheres da localidade. Deste modo, criamos o “Como Construir Uma Vida Extraordinária”, iniciativa na qual, durante um ano, 50 mulheres terão a oportunidade de participar de encontros mensais”, informou a magistrada.

O projeto será apresentado no dia 22 de maio à comunidade e na ocasião as mulheres interessados poderão fazer suas respectivas inscrições. A atividade tem a parceria de uma terapeuta voluntária que trabalhará temas como: competências financeira e emocional, relacionamentos familiares, entre outros.  

CIRCULOS RESTAURATIVOS AMBROSIO 024Também estiveram presentes no encontro: a coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) da Promotoria de Justiça de Santana, promotora Sílvia de Souza Canela; a professora coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIFAP, Rocio Rubi Calla Salcedo; além de um grupo de educadores da Guiana Francesa que participa como ouvinte dos encontros.

- Macapá, 16 de maio de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

selo-ouro-cnj selo-ouro-cnj