Senhores Usuários

Com o objetivo de apresentar melhorias nos serviços disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, o Departamento de Sistemas está implementando novos procedimentos tecnológicos relativos à estrutura de dados e ferramentas de desenvolvimento de software, podendo acarretar nesse período de transição picos de instabilidades em alguns serviços, tais como: Tucujuris, Módulo de Gestão Processual, Administrativa, Tucujurômetro, Tucujurisdoc e Portal da Transparência.

Caso necessário, contactar no ramal 3165.

Fórum de Macapá adere à Campanha Outubro Rosa

combatecancerforumm 30Magistrados, servidores e colaboradores do Fórum Desembargador Leal de Mira, da Comarca de Macapá, iniciaram a primeira semana de trabalho do mês de outubro de uma forma diferente: vestindo roupas e acessórios na cor rosa em adesão à Campanha Outubro Rosa, o mês de prevenção ao câncer de mama. (ACESSE AS FOTOS AQUI)

combatecancerforumm 56E não faltaram fotos, selfies, palavras de incentivo e interatividade entre a equipe do Fórum de Macapá, que pelo 4º ano consecutivo é informada e conscientizada quanto à necessidade de realizar os exames preventivos do câncer de mama. Nas diferentes varas da Comarca da capital, magistrados e servidores abraçaram a campanha.

combatecancerforumm 59A juíza Alaíde Maria de Paula, titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá, especializada em demandas da saúde, explicou que a adesão da campanha pelo Fórum é uma forma de conscientizar todos que trabalham naquela unidade e levar a mensagem de alerta e prevenção para a população amapaense.

“Pela vida corrida é comum que a gente se esqueça de procurar o médico ou até mesmo fazer o autoexame, e a campanha nos lembra que temos que fazer os exames e precisamos nos cuidar”, completou.

combatecancerforumm 1A Chefe de Secretaria da 4ª Vara Cível, Mara Elisângela Dias do Carmo, comentou que o empenho em falar sobre o tema foi de todos, e que partiu da Juíza Alaíde a ideia de todos irem com adereços cor rosa para remeter a campanha que se estenderá durante todo o mês de outubro.

“Nós resolvemos participar da campanha para divulgar para o nosso público e conscientizar não só as mulheres, mas também os homens sobre a importância da mamografia. No estado, segundo estatísticas do Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), o câncer de mama é o 2º que mais atinge as mulheres”, concluiu Mara.

combatecancerforumm 11A servidora Késia Fonseca, assistente social, explica que a adesão do Fórum à campanha não é para conscientizar apenas as mulheres, mas também os homens a realizarem o exame. “Muitas vezes o preconceito acaba não deixando os homens procurarem o médico e eles acabam descobrindo muito tarde o seu diagnóstico, e nesses casos o câncer encontra-se em estado avançado e o tratamento é dificultado”, explicou Késia lembrando que o câncer de mama também atinge pessoas do sexo masculino.

combatecancerforumm 7No Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Fórum de Macapá, que atende todos os dias inúmeras mulheres, a equipe aproveita a oportunidade do mês de conscientização do câncer de mama para passar a mensagem ao público externo.

“O judiciário vem aderindo a campanha há anos para conscientizar o jurisdicionado de que ele deve se cuidar. A sociedade deve aderir à campanha para que dessa forma todos tenham acesso à informação. O Cejusc abraça a causa do Outubro Rosa e passa isso para o nosso público”, explicou a supervisora do CEJUSC, Ana Lúcia Rosa.  

combatecancerforumm 14E a campanha foi aderida também pelos homens, como o Juiz Luciano Assis, titular do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá. “Os exames são formas de prevenção, pois ao fazer o autoexame a mulher consegue identificar se está tudo bem com a sua saúde e caso diagnosticado cedo melhor será o tratamento”, alertou o magistrado.

combatecancerforumm 27Para a servidora Andréia Erdócia, Chefe de Gabinete da 5ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, “tudo começa com a prevenção, e aderir a campanha fortalece uma rede que leva informação, seja dentro do Fórum quanto na comunidade, na família e durante a prestação do atendimento jurisdicional”, comentou. 

- Macapá, 01 de outubro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

selo-ouro-cnj selo-ouro-cnj