Senhores Usuários

Com o objetivo de apresentar melhorias nos serviços disponibilizados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, o Departamento de Sistemas está implementando novos procedimentos tecnológicos relativos à estrutura de dados e ferramentas de desenvolvimento de software, podendo acarretar nesse período de transição picos de instabilidades em alguns serviços, tais como: Tucujuris, Módulo de Gestão Processual, Administrativa, Tucujurômetro, Tucujurisdoc e Portal da Transparência.

Caso necessário, contactar no ramal 3165.

EJAP oferta curso para todos os Departamentos do TJAP sobre elaboração de Termo de Referência

ejageane 1Termo de Referência, peça fundamental para um célere e transparente processo licitatório, é tema de curso oferecido pela Escola Judicial do Amapá, de 03 a 05 de outubro, com a professora Jeane Martins Paiva, atual chefe da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios do Governo do Estado. Com 32 inscritos, o curso aborda temas mais aprofundados como ferramenta de planejamento das contratações públicas, seus requisitos obrigatórios e facultativos, os principais vícios que maculam a licitação e as técnicas de elaboração desse documento.

ejageane 2Especialista no tema, a ministrante do curso, Jeane Martins, explica que “o Termo de Referência é o coração de uma licitação, e que se for bem planejado e atender a todos os requisitos previstos em lei, assegura uma licitação de sucesso, sem impugnações, sem gerar ações judiciais”. A consequência natural desse aprendizado, de acordo com a professora, “será a execução segura dos contratos de execução”.

ejageane 12O Termo de Referência diz exatamente o que a administração quer contratar ou comprar, de acordo com o interesse público. Nele constam as especificações, quantidades e todos os demais detalhamentos acerca do que se quer contratar, seja um serviço ou aquisição. “A importância de estarmos atualizados sobre as regras desse instrumento é, principalmente, o acompanhamento sobre o que os órgãos de controle têm orientado, como por exemplo: especificar sem excessos, dizer o que se quer contratar sem direcionamento e todos os elementos que precisam ser observados pela administração”, enfatizou Jeane.

ejageane 23A má elaboração de um Termo de Referência pode impedir o andamento da licitação, atrasando todo o processo de aquisição ou contratação pelo poder público. “Esse é o ponto central. Por isso é muito importante que esse instrumento seja construído de forma planejada, porque hoje o planejamento não é só uma recomendação, mas uma obrigação que conduz o gestor a gastar os recursos de forma eficiente”, argumentou a instrutora.

ejageane 24Edivaldo dos Santos, diretor da Divisão de Serviços Gerais do TJAP, é um dos participantes do curso. “No nosso setor, temos uma grande demanda para contratação de serviços e compras, como instalação e manutenção de centrais de ar, limpeza de prédios, apoio técnico, transportes terrestres e embarcações. São vários termos de referência que elaboramos, então essa capacitação nos traz a possibilidade de tirar muitas dúvidas porque a lei muda constantemente”, disse o diretor.

ejageane 9Para Lana Karina Pinon Nery, diretora do Departamento de Compras e Contratos do TJAP, “o Tribunal de Justiça demonstra sua preocupação em melhorar a qualificação de suas contratações públicas, trabalhando a base, que é o alicerce de toda boa contratação, o Termo de Referência”. Segundo ela, “a grande dificuldade dos servidores que atuam na área é trabalhar uma boa especificação do objeto que pretender contratar”. Karina explica que “a obrigação da construção do Termo de Referência não é da Comissão de Licitação, mas de quem está solicitando o objeto ou serviço. Por isso todos os setores do Judiciário foram convidados a indicar pelo menos um servidor para participar do curso, e assim procederam”.

Após o curso, os servidores deverão estar capacitados para preparar especificações técnicas, projetos básicos e termos de referência que assegurem processos de licitação econômicos e juridicamente eficientes.

- Macapá, 04 de outubro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

selo-ouro-cnj selo-ouro-cnj