Juiz Fábio Gurgel cobra melhorias no serviço de remoção de pacientes via UTI Aérea do município de Oiapoque

fabioutioi (1).jpg

O titular da 2ª Vara de Competência Geral da Comarca de Oiapoque, juiz Fábio Silveira Gurgel do Amaral, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (08) com representantes do Ministério Público, Governo do Estado e Prefeitura de Oiapoque para discutir soluções acerca do serviço de locomoção aérea de pacientes em situações de risco de vida para a capital Macapá. A reunião ocorreu na sede da Procuradoria Geral do Estado.

Em uma de suas primeiras ações como titular em Oiapoque, o juiz Fábio Gurgel propôs uma reunião com entes competentes, após o primeiro plantão na sua unidade, quando recebeu uma ação ajuizada pelo MP-AP solicitando a remoção de um paciente via UTI aérea até a capital.

fabioutioi (13).jpgSituação semelhante havia ocorrido em 2011, quando o juiz atuava em substituição aos magistrados titulares da Comarca. Na ocasião um servidor da Justiça faleceu devido à ausência do serviço de remoção, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

“Estas situações acontecem com certa freqüência, então antes de ajuizarmos novas ações públicas, sugeri um diálogo aberto com os representantes da saúde para que pudéssemos de forma transparente expor o problema”, afirmou o magistrado.

Além da demora da resposta do serviço da aeronave, foram levantados outros dois pontos: a ausência de uma ambulância na cidade e a necessidade de instalação de leitos de UTI no Hospital de Oiapoque, o que segundo o juiz Fábio Gurgel significaria uma economia nos gastos devido aos altos custos da locação da UTI aérea.

“Atendefabioutioi (11).jpgndo ao que expusemos, o secretário de sáude Gastão Calandrini se comprometeu em criar um leito de UTI de forma emergencial no Hospital da cidade”, declarou o juiz.

Além do juiz Fábio Gurgel, participaram da reunião a promotora de Justiça Thaysa Assum; o sub-procurador do Estado Thiago Albuquerque; o secretário estadual de saúde, Gastão Calandrini; a diretora do Hospital de Oiapoque, Lisiane Lobato de Souza e Denis Pinheiro, coordenador de operação da UTI aérea. Representando o município de Oiapoque, estavam presentes a prefeita Maria Orlanda; a secretária municipal de administração Cristiane Marques e o secretário municipal de representação externa, Isaú da Silva.

- Macapá, 08 de fevereiro de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

selo-ouro-cnj selo-ouro-cnj Sessões online