Pleno do TJAP decide que processos da Operação Mãos Limpas serão julgados em bloco no mês de junho

Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sua 830ª Sessão Judicial, realizada na manhã desta quarta-feira (22), designou para 07 de junho de 2023 o julgamento em bloco de 20 processos ligados à Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal. Devido a impedimentos de membros da corte, os processos não foram julgados nesta quarta-feira (22).

A operação Mãos Limpas foi deflagrada pela Polícia Federal em 2010 para apurar crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência e formação de quadrilha, entre outros crimes conexos relacionados a possíveis pagamentos de diárias a servidores e agentes públicos em desacordo com a legislação.

Apesar de as fases investigatórias terem ocorrido antes, o processo criminal teve início em 2017, quando as denúncias foram oferecidas pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP).

Na mesma sessão, o colegiado, em continuação de julgamento do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) do Apagão de 2020 (nº 0003649-80.2021.8.03.0000), decidiu por maioria que a Justiça Estadual é incompetente para julgar as ações relativas à interrupção, por vários dias, do fornecimento de energia elétrica em novembro de 2020. A tese que prevaleceu é de que o possível envolvimento de agências reguladoras e outros órgãos federais no polo passivo atrai a competência para a Justiça Federal.

Com a decisão, os mais de 26 mil processos em trâmite na Justiça do Amapá sobre o tema Apagão 2020, que estavam suspensos até o julgamento do IRDR, serão remetidos à Justiça Federal.

Participaram da 830ª Sessão Judicial, sob a condução do desembargador-presidente Adão Carvalho, os desembargadores: Gilberto Pinheiro (decano), Carmo Antônio de Souza, Agostino Silvério Junior (ouvidor-geral), Carlos Tork, João Lages, Rommel Araújo, Jayme Ferreira (corregedor-geral) e Mário Mazurek (vice-presidente).

 

- Macapá, 22 março de 2023 -

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Aloísio Menescal
Fotos: Sérgio Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial