ACESSIBILIDADE

AUDIODESCRIÇÃO

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá em suas manifestações o recurso de audiodescrição Artboard-8-768x576.png. Para ter acesso ao conteúdo basta acessar o link sessões on-line.

A audiodescrição consiste no trabalho de traduzir imagem ou vídeo para que se tenha uma compreensão completa de conteúdos audiovisuais por pessoas com deficiência visual. Ela consiste numa narração integrada ao som original, contendo descrições de ações, elementos visuais, como roupas, pessoas, expressões e cenários, além de outras informações relevantes.

LEGENDAS

O Tribunal de Justiça do Amapá em suas manifestações públicas, utiliza recurso de legendas, além de essencial para pessoas com deficiência visual, a alternativa em texto também é importante para usuários que não possuem equipamento de som, que desejam apenas realizar a leitura do material ou não dispõem de tempo para ouvir um arquivo multimídia. Basta acessar o link sessões on-line.

LIBRAS

O conteúdo desse portal pode ser acessado em Libras utilizando o VLibras, para mais informações (CLIQUE AQUI) ou habilite o assistente virtual VLibras localizado na barra lateral do Portal do TJAP. conforme imagem vlibras e selecione o conteúdo a ser interpretado.

O que é o VLibras?

Desenvolvido em uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é uma Suíte que abrange um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web mais acessíveis para pessoas surdas (VLibras, 2019).

Com enfoque no conteúdo de plataformas digitais, o VLibras pode ser uma alternativa para a interpretação de informações que estão em língua portuguesa para a Libras, oferecendo à comunidade surda mais uma possibilidade de transpor as barreiras de acessibilidade no acesso a informações.

Funcionalidades do VLibras

Algumas funcionalidades da ferramenta incluem:

A interpretação de textos selecionados em língua portuguesa para Libras;
Opções de avatar masculino ou feminino;
O ajuste da velocidade de interpretação de acordo com a necessidade do usuário;
O ajuste do tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela;
A escolha entre a exibição ou não da legenda em português durante a interpretação de conteúdos.

Leitor de Telas

Para melhor acesso ao conteúdo deste portal por meio de áudio, utilize as ferramentas assistivas de leitores de telas, conforme orienta o padrão e-mag do Governo Federal. Softwares de tecnologia assitida leitor: NVDA. Acesse aqui para download

Zoom

Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.)

Confira os comandos que acionam as funções do zoom:

Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla + simultaneamente. Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla - ao mesmo tempo. Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD