ACESSIBILIDADE

LIBRAS

O conteúdo desse portal pode ser acessado em Libras utilizando o VLibras, para mais informações (CLIQUE AQUI) ou habilite o assistente virtual VLibras localizado na barra lateral do Portal do TJAP. conforme imagem vlibras e selecione o conteúdo a ser interpretado.

O que é o VLibras?

Desenvolvido em uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é uma Suíte que abrange um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web mais acessíveis para pessoas surdas (VLibras, 2019).

Com enfoque no conteúdo de plataformas digitais, o VLibras pode ser uma alternativa para a interpretação de informações que estão em língua portuguesa para a Libras, oferecendo à comunidade surda mais uma possibilidade de transpor as barreiras de acessibilidade no acesso a informações.

Funcionalidades do VLibras

Algumas funcionalidades da ferramenta incluem:

A interpretação de textos selecionados em língua portuguesa para Libras;
Opções de avatar masculino ou feminino;
O ajuste da velocidade de interpretação de acordo com a necessidade do usuário;
O ajuste do tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela;
A escolha entre a exibição ou não da legenda em português durante a interpretação de conteúdos.

Zoom

Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.)

Confira os comandos que acionam as funções do zoom:

Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla + simultaneamente. Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla - ao mesmo tempo. Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online