TJAP_E_CAMARAS_ARBITRAIS.pngA Justiça do Amapá sempre reconheceu a importância das técnicas alternativas de solução de conflitos como ferramenta eficaz na construção de uma cultura de paz e da redução de demandas judiciais. Por isso, pela primeira vez, o Tribunal de Justiça do Amapá se reuniu com representantes das Câmaras de Arbitragem amapaenses. Na reunião, presidida pelo desembargador João Lages, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (Nupemec/TJAP), os representantes puderam apresentar as atividades desenvolvidas e propostas de cooperação com o Poder Judiciário, como a realização de cursos.

sanitizaprediostjap_1.jpgNesta sexta-feira (28), a sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), passa por sanitização para reduzir o risco de contaminação por Covid-19 entre os magistrados, servidores e colaboradores que atuam nas áreas de prestação de serviços essencialmente presenciais do Judiciário Amapaense. O procedimento terá início às 14h30 no TJAP e, na próxima segunda-feira (31), será realizado no Fórum de Macapá. O calendário das demais unidades será divulgado posteriormente.

Justica_do_Amapa_estreia_coluna_semanal.jpgO Tribunal de Justiça do Amapá estreou, na edição de 23 e 24 de janeiro de 2022 do Jornal A Gazeta, uma nova coluna semanal intitulada ‘O Direito achado nas ruas, campos, rios e florestas amapaenses’, inicialmente assinada pelo desembargador João Lages. O espaço abrirá as semanas dos leitores com observações e reflexões por parte de magistrados e servidores do TJAP aprovados no Mestrado Interinstitucional (MINTER), parceria realizada entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UnB) e o Instituto Federal do Amapá (IFAP), em parceria com a Escola Judicial do TJAP (EJAP). (ACESSE AQUI A COLUNA)

Fotoescritoriosocial1anos_18.JPGO respeito à dignidade humana é essencial para o exercício da nossa cidadania. Faz toda a diferença na vida de todos nós, principalmente das pessoas que deixam o Sistema Penal alimentando o sonho de recomeçar, de retomar suas atividades, reconstruir sua história e fazer diferente as linhas do seu futuro. Neste dia 28 de janeiro de 2022, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) celebra um ano de implantação do Escritório Social em Macapá, projeto de reinserção social do Conselho Nacional de Justiça que vem transformando a rotina daqueles que já cumpriram ou que estão em fase final do cumprimento da pena. A iniciativa faz parte do Programa Fazendo Justiça.

live_janeirobranco_1.jpgO Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Departamento de Gestão Pessoal (DEGESP), realizou, na manhã desta quinta-feira (27), mais uma de suas ações que integram a programação do Janeiro Branco, que busca refletir sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. A live “Pandemia, Relações de Trabalho e Saúde Mental” teve como convidado o psicólogo André Romero, especialista em psicanálise, que abordou durante a transmissão entendimentos sobre causas, consequências e cuidados com a saúde da mente. (ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE)

ENCONTRO_DE_PRESIDENTES_TRIBUNAIS_2022_-_Copia.jpgO desembargador-presidente Rommel Araújo (TJAP) participou, nesta quarta-feira (26), da abertura da 1ª Jornada de Programação Científica do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) – evento segue até sexta-feira (dia 28 de janeiro). O Encontro contou com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, responsável pela palestra de abertura, na qual falou a “Revolução Digital e impactos no mundo do Direito”.

WhatsApp_Image_2022-01-26_at_12.15.54_1.jpegNa manhã desta quarta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou suas primeiras sessões judiciais e administrativas do ano de 2022. As sessões de julgamento, além de serem transmitidas ao vivo pelo canal do TJAP no Youtube, agora contam com ferramentas de acessibilidade, como intérprete de libras e audiodescrição. (Acesse na íntegra)

EJAP_CURSO_POS_GRADUACAO_02.jpgA disciplina Ética Profissional e Compliance no Poder Judiciário do Amapá, do curso de pós graduação Gestão e Aplicação da Justiça no Desenvolvimento Humano, iniciada na segunda-feira (24), é ministrada pelo professor Moisés Campos, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. As aulas, promovidas pela Escola Judicial do Amapá (EJAP), ocorrem por meio remoto e têm a carga horária de 20 horas, distribuídas  de segunda a sexta, nos horários de 15h a 18h40. 

Mulheres_Juristas_01.jpgEm incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Amapá criou um formulário para o cadastramento de dados de mulheres juristas do Estado com expertise nas diferentes áreas do Direito. Os dados integrarão o repositório on-line nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Todas as mulheres que ocupam ou que já ocuparam cargos nas áreas do Direito podem se cadastrar no sistema, no link disponível no Portal do TJAP, na aba Gestão Administrativa.  

WhatsApp_Image_2022-01-24_at_09.32.58_1.jpegComo ação da campanha Janeiro Branco, que busca promover discussões e atividades  a respeito dos cuidados com a saúde mental e emocional, o Departamento de Gestão de Pessoas (DEGESP) do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoverá, nesta quinta-feira (28), uma live com o tema: “Pandemia, Relações de Trabalho e Saúde Mental”. Com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do TJAP, a partir das 10h, a live contará com a participação do psicólogo e professor André Romero, especialista em psicanálise.

exposicaovirtualprimeirosdesembargadores_4.jpgComo dizia o fotógrafo francês e considerado o pai do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson: “a fotografia é capaz de captar uma eternidade instantânea”, e é por meios das fotos que eternizamos momentos e criamos histórias. Com este objetivo de relembrar memórias e de conhecermos um pouco mais a história do Judiciário Amapaense, inaugura hoje (25) a exposição fotográfica virtual “Primeiros passos da Justiça do Amapá” em comemoração aos 31 anos da posse dos seis primeiros desembargadores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), marco inicial para a instalação da Justiça Estadual. (ACESSE AQUI PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO).

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD