ConciliaItineraCuriau 1É de sucesso o sentimento que ficou nos profissionais do Programa Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que teve mais uma edição na manhã de sexta-feira (11/10), na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada no Distrito do Curiaú. Foram dezenas de famílias assistidas por todos os parceiros, com atendimentos como: conciliação pré-processual de conflitos, conversão de união estável em casamento e reconhecimento de paternidade afetiva (Nupemec/TJAP); orientação jurídica (Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio do Amapá – FAMAP); atendimento médico (clínico geral do Exército Brasileiro e pediátrico pela Secretaria de Saúde do Estado) e de enfermagem (com exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, proporcionado por professores e alunos da Faculdade de Macapá – FAMA); gincana com foco em conteúdos de educação física e saúde preventiva (Sesi).

DSC_0016.JPGCoordenada pela juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amapá, Lívia Simone Cardoso, uma equipe da unidade realizou correição de rotina na comarca de Santana, na manhã desta sexta-feira (11/10). A Correição analisa como as unidades judiciais estão se desenvolvendo, de acordo com as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

outubro rosa tjap (1).jpgNa manhã desta sexta-feira (11/10), magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) levantaram plaquinhas com frases motivadoras da luta contra o câncer, e receberam lacinhos como símbolos de adesão à campanha Outubro Rosa. A iniciativa faz parte do programa Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGESP), com a finalidade de conscientizar o público, em especial as mulheres, da prevenção, dos riscos e medidas para diagnóstico precoce da doença. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS) 

DSC_1095.JPGA presidente da Associação dos Procuradores do Município de Macapá (Aproma), Arlete Maria Tavares Franco, o vice-presidente da entidade, João de Lima Guerreiro, e a delegada da Associação Nacional dos Procuradores Municipais no Estado do Amapá (ANPM), Rita Guerreiro, foram recebidos na manhã desta quinta-feira (10/10) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages. “Esta cooperação institucional é muito importante para o fortalecimento da nossa democracia e o Poder Judiciário estará sempre de portas abertas para a advocacia”, afirmou o presidente do TJAP.

SeminárioCírculosDia2 (8).JPGEm continuidade à programação iniciada ontem (09/10), o Seminário “Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Restaurativas” seguiu lotando, nesta quinta-feira (10/10), o auditório do Sebrae em Macapá, com a participação de cerca de 600 pessoas. Além da continuação das palestras internacionais, proferidas pelas pesquisadoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson, a programação do dia contou com a apresentação do programa Educação Livre, que é a plataforma pela qual o projeto Círculos em Movimento se comunica. (ACESSE A GALERIA DE FOTOS)

sojeirosaudiencia (13).JPGNa tarde desta quarta-feira (09/10), foi concluída a Sessão de Conciliação que envolve a absorção do antigo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). Visando reduzir os prejuízos para os setores do agronegócio e madeireiro, ocasionados pela mudança, ficou definido que seja oficiada ao Juízo da 6ª Vara Federal do Amapá uma solicitação de prioridade e agilidade na análise dos pedidos de autorização, para que o estado reconheça a posse das terras para fins ambientais.

DSC_1074.JPGNa manhã desta quinta-feira (10/10), a Secção Única do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sua 444ª Sessão Ordinária, reuniu-se para julgar 36 processos entre Habeas Corpus, Agravo Regimental, Revisão Criminal e Ação Revisória Cível. Acadêmicos de Direito acompanhavam atentamente as decisões da Corte.

AGENDAITINERANTEOUTUBRO 2.jpgOutubro tem agenda intensa no programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que levará jurisdição e cidadania às localidade de São Joaquim do Pacuí em sua Jornada Terrestre, no próximo dia 11 (sexta-feira), e ao Arquipélago do Bailique na 137ª Jornada Fluvial, de 20 a 25 deste mês.

CORAL infantojuvenil.jpg

O mês de dezembro se aproxima e com ele a expectativa da grande Cantata Natalina do Coral do Tribunal de Justiça do Amapá. O espetáculo conta também com a apresentação do coro InfantoJuvenil, que está com inscrições abertas para crianças de 06 a 14 anos que sonham em fazer parte da cantata natalina 2019. Para fazer o cadastro, os pais ou responsáveis devem vir até a recepção do TJAP e solicitar uma ficha de inscrição que deverá ser entregue no mesmo local. Para mais informações, só entrar em contato por meio dos ramais 3157/3158.

seminariocirculosap (1).JPGCom o auditório do SEBRAE Amapá lotado, iniciou na manhã desta quarta-feira (09) o Seminário “Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Restaurativas” ministrado pelas pesquisadoras norte-americanas Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. Na ocasião foi lançada a plataforma “Círculos em Movimento” que tem como finalidade a difusão da Justiça Restaurativa e Cultura de Paz nas comunidades escolares, estimulando a realização de Círculos de Construção de Paz. O seminário prossegue até esta quinta-feira, dia 10 de outubro.

CONCILIAÇÃO ITINERANTE - Copia.jpgA Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada no Distrito do Curiaú, em Macapá, receberá ações do programa “Conciliação Itinerante” na sexta-feira (11/10), no horário de 8 às 12 horas, atendendo a uma solicitação feita pela direção do educandário. Na ocasião, serão levados serviços de resolução de conflitos pré-processuais e processuais, além de palestras educativas para os pais de alunos e a comunidade.

selo-ouro-cnj selo-ouro-cnj Sessões online