“Temos uma justiça contemporânea e sintonizada com os desafios do seu tempo” diz o desembargador-presidente João Lages

PRESIDENTELAGES30ANOS.jpg“A posse em 25 de janeiro de 1991 dos primeiros desembargadores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) foi o marco inicial para a instalação da Justiça Estadual. Um fato histórico que só foi possível a partir da transformação do Território Federal em Estado pela Constituição Federal de 1988 e a instalação definitiva dos três Poderes no Amapá”, ressalta o presidente do TJAP, desembargador João Lages. Na ocasião tomaram posse os desembargadores: Dôglas Evangelista Ramos, Honildo Amaral de Melo Castro, Mário Gurtyev de Queiroz, Gilberto de Paula Pinheiro, Luiz Carlos Gomes dos Santos e Benedito Leal de Mira (in memoriam) e Marco Antônio da Silva Lemos.

De acordo com o desembargador-presidente João Lages, quando os desembargadores assumiram esta corte estavam tomando para si um grande desafio e fizeram frente a ele. “Realizaram, de imediato e sem nenhuma estrutura, dois importantes concursos, para magistrados e servidores, para equipar com os melhores profissionais um Poder Judiciário que nessas três décadas tem se destacado por sua celeridade e qualidade, além de pioneirismo em diversos campos.”

“Sem suas iniciativas e bravura, desbravando este Amapá e abrindo as veredas que nos levaram aos mais longínquos rincões do estado, teríamos nós, ainda verdes de experiência, que fazer a mesma tarefa, certamente com menos celeridade e eficiência do que eles já podiam àquela altura.”

“Não esquecemos as lições dadas no dia a dia por eles. Em especial alguns juízes dos concursos posteriores, que muitas vezes trabalharam como seus auxiliares, técnicos ou assessores jurídicos, antes de ingressar na magistratura. São pessoas que se inspiraram e se espelharam nos nossos pioneiros.”

O presidente finaliza: “registro aqui minha gratidão e meu respeito aos nossos pioneiros, a quem todos nós – não só integrantes da Justiça, mas toda a população do Amapá – devemos pela construção e desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.”

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online