Setembro Dourado: TJAP e parceiros realizam ação educativa para celebrar com 14 crianças a cura do câncer infantojuvenil

setembrodouradoacao_1.jpeg

Para dar visibilidade e conscientizar sobre sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, a ONG Carlos Daniel, com apoio do Tribunal de Justiça do Amapá e a parceira do Ministério Público Estadual, Legislativo Federal, Estadual e Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Macapá, realizou neste sábado (18), uma ação educativa no Parque do Forte (lugar bonito), com recreação infantil, pintura facial, bonecos, entre outros. Ao final, os “parabéns” foram cantados para 14 crianças que “valem ouro” – por isso o dourado foi a cor escolhida – em celebração à vitória da cura.

Segundo o Juiz Marconi Pimenta, o setembro dourado foi comemorado pela primeira vez, com o apoio do Tribunal de Justiça, visando conscientizar sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. “Hoje estamos comemorando a vida dessas crianças que foram curadas do câncer infantil”, registrou. Destacou ainda que “poder proporcionar esse momento de felicidade, para elas e para cada família que passou por um momento difícil, é uma grande felicidade, visto que é também um momento oportuno para nós, do Poder Judiciário, implementarmos essa cultura de paz, nos caracterizando como ajudadores de um problema tão difícil de ser resolvido”.

 

setembrodouradoacao_3.JPGNa oportunidade, o Tribunal de Justiça do Amapá tem dado cumprimento ao à Resolução nº 125/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pois essas campanhas são uma oportunidade de lançar mão do Sistema de Justiça multiportas, que fomenta o diálogo entre as autoridades locais, com reuniões, lives, recreação etc., objetivando o fortalecimento das políticas públicas da rede de atenção básica de saúde, bem como incentivando a criação de protocolos mais céleres para o tratamento das crianças fora de domicílio, questões que quase sempre se transformam em processos judiciais, como demonstram as estatísticas.

 

O presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Silva, disse que a ONG auxilia no tratamento de câncer de crianças que precisam de apoio e orientação. “A ação Setembro Dourado é comemorada em todo o Brasil, sendo pela primeira vez realizada no Amapá e, além de conscientização sobre os cuidados e prevenção, estamos tendo a oportunidade de celebrar a cura dessas crianças que são atendidas pela ONG Carlos Daniel”, ressalta Agenilson Silva. Atualmente, cerca de 50 crianças amapaenses fazem tratamento contra a doença com o apoio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da ONG Carlos Daniel.

 

Agenilson Silva, criou a instituição após a morte do filho 'Carlinhos', como era chamado, que teve leucemia aos sete anos. Carlos Daniel foi vítima de uma parada cardíaca durante o tratamento contra leucemia, em São Paulo, no dia 21 de abril de 2015. O caso ganhou repercussão no Amapá quando o pai iniciou uma campanha nas redes sociais, pedindo ajuda para custeio do tratamento. Mesmo com o falecimento do filho, ele decidiu persistir com a arrecadação de recursos para ajudar outras crianças diagnosticadas com a doença.

 

setembrodouradoacao_4.JPGLuiz Carlos levou o sobrinho Elvis e relembrou que o mesmo nasceu com leucemia e foi desenganado pelos médicos, mas com a ajuda da ONG Carlos Daniel foi encaminhado para fazer tratamento em São Paulo. “Hoje celebramos a vida de Elvis e das demais crianças que estão aqui, que foram curadas do câncer”, afirma.

 

Kelly levou o filho Arthur para celebrar a vitória contra o câncer. "Arthur foi diagnosticado com câncer em 2014 e teve que passar um longo tratamento de dois anos. Ele continua fazendo esse acompanhamento, porém curado”, registrou a mãezinha. “Hoje, celebrar a vida desses pequenos e ter a oportunidade de reencontrar as demais crianças que passaram pelo mesmo problema que ele é uma felicidade, pois tivemos a bênção de vê-los curados”, pondera.

 

 

 

6.jpegO juiz Marconi Pimenta frisa que as ações sociais e campanhas de conscientização do câncer infantojuvenil são importantíssimas para a cura das crianças, pois basta que os sinais e sintomas sejam identificados precocemente para se alcançar uma taxa de cura de até 80%. “O setembro dourado se mostrou oportuno para a realização desse objetivo, uma vez que é possível o Poder Judiciário, por meio de seus Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUCs),  facilitar o diálogo entre as autoridades competentes, dentre elas, o Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado, Prefeituras Municipais e sociedade civil organizada, para que soluções sejam efetivamente construídas e o conflito não bata na porta do judiciário, já tão abarrotado de processos”, considera o magistrado.

 

“É como se o Tribunal de Justiça realizasse uma mediação e conciliação antes mesmo do conflito acontecer. Com essas atitudes, o problema é pensado e resolvido conjuntamente com todos os atores responsáveis e que repercute para todos os casos que poderiam desaguar no Judiciário. É o sistema de justiça multiportas em plena ação”, pondera.

 

Sintomas

Os principais sintomas que os pais ou responsáveis devem ficar alertas são: perda de peso contínua e inexplicável; dores de cabeça com vômito pela manhã; aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações; protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local; desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão; febres recorrentes não causadas por infecções; hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos; e palidez perceptível ou cansaço prolongado.

 

- Macapá, 20 de setembro de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Texto: Fernanda Picanço
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

 

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD