Tribunais se preparam para a XVI Semana Nacional da Conciliação no período de 08 a 12 de novembro

preparativosemanaconcilia2021_1.jpgCom o slogan “Conciliação: mais tempo para você”, a XVI Semana Nacional de Conciliação acontecerá, neste ano, de 8 a 12 de novembro. A concentração de esforços organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem por objetivo estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios.

Para a Semana Nacional da Conciliação, o tribunal seleciona os processos que tenham possibilidade de acordo e intima as partes envolvidas no conflito. Caso uma das partes, seja cidadão ou instituição, tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, a unidade em que o caso tramita. 

Embora as conciliações pretendidas durante a Semana sejam as chamadas “processuais” – ou seja, conflitos já judicializados – o mutirão também realiza a conciliação “pré-processual” ou informal, que ocorre antes de a disputa ser judicializada (antes de virar processo). Nestes casos o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores antes de submeter ao julgamento de um juiz.

A campanha, que é realizada anualmente desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais e busca incentivar os métodos conciliatórios para resolução de conflitos

- Macapá, 14 de outubro de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD