Novembro Azul: magistrados, servidores e colaboradores do TJAP participam de ação da campanha de prevenção ao câncer de próstata

novembroazutjapcampanha20211111_28.jpgAs luzes que serão trazidas no dia de hoje serão capazes de iluminar nossas mentes acerca da urgência de se falar em câncer de próstata e da prevenção dessa doença tão grave”, foi assim que o desembargador-presidente Rommel Araújo abriu oficialmente a ação “Novembro Azul: Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata, toque nesse assunto”, nesta manhã de sexta-feira (26). O dia, dedicado a conscientizar magistrados, servidores e colaboradores do TJAP, começou no hall da Recepção da Sede do TJAP, com a entrega de squeezes e lacinhos na cor azul, seguido de uma palestra no Plenário do TJAP com o urologista Fernando Lustosa, da UNIMED Fama, sobre o câncer de próstata. (ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA AÇÃO)

novembroazutjapcampanha20211111_110.jpgSegundo o desembargador-presidente Rommel Araújo, o momento é muito oportuno, pois a população ainda vive a pandemia da COVID-19 que acabou tirando o foco de outras doenças graves. “O isolamento, por força do vírus, trouxe uma série de consequências de natureza psicológica que, sem sombra de dúvidas, tirou a todos nós do eixo da normalidade... Por isso, é de extrema importância que principalmente nós homens, estejamos hoje aqui, conhecendo e debatendo sobre prevenção de câncer de próstata”, disse.

novembroazutjapcampanha20211111_115.jpgAlém de ser uma das diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a valorização dos servidores e cuidados com a saúde, é também uma tradição do Tribunal de Justiça do Amapá proporcionar a todos que servem a Casa da Justiça momentos como esse, de conhecimento, prevenção e de cuidados que devemos ter com nossa saúde”, afirmou o desembargador-presidente Rommel Araújo.

Logo em seguida, ao iniciar a palestra, o médico urologista Fernando Lustosa afirmou que, apesar do assunto ser tabu que muitos evitam discutir, é necessário ser abordado, conhecido e prevenido. “Precisamos todos entender o papel do homem perante a urologia, precisamos pensar em nós, mas principalmente em quem depende de nós homens como nossos familiares que nos amam, esse é um dos porquês de devermos sempre manter nossa saúde em dia”, afirmou.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é a principal causa de morte de 28% da população masculina no Brasil. E durante a palestra, o médico explicou pontos como os porquês de ir ao urologista, de fazer o check-up de saúde e sobre os medos e preconceitos que circundam o tema câncer de próstata.

Precisamos derrubar o preconceito hoje, assim como o medo. Ambos não podem estar presentes na medicina, pois a doença é grave e muitas vezes pode levar a morte. Não existe nada mais precioso que nossa saúde plena, portanto façam os exames e incentivem outros homens também”, frisou o médico Fernando Lustosa.

152_1.jpgPresente na palestra, o desembargador João Lages aproveitou o momento para mandar um recado para os servidores presentes “Não podemos postergar. Precisamos corrigir isso senão pode ser tarde demais. Façam o exame, não tenham medo e digam não ao preconceito. Que esse momento não seja apenas agora, que pensemos todos os meses nesse tema e cuidemos da nossa saúde e da saúde de todos que a amamos”, disse.

A Ação Novembro Azul promovida pelo Departamento de Gestão de Pessoas do TJAP acontece ainda no dia 29, em parceria com a Secretaria de Saúde de Macapá, onde será realizada uma grande ação com vacinação contra COVID-19, gripe, tríplice viral e sarampo, além de realização de eletrocardiograma, disponibilização de psicólogo, coleta de PSA e teste rápido para COVID-19.

 

- Macapá, 26 de novembro de 2021 - 

 

 Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD