Réplica da Embarcação “Tribuna: a Justiça vem a Bordo”, símbolo do Programa Justiça Itinerante, integra exposição do Museu do STF

exposicaobarcostjtjapreplica_1_1.pngSímbolo da Justiça amapaense, responsável por levar serviços jurídicos às localidades de difícil acesso no estado, por meio das Jornadas Fluviais do Programa Justiça Itinerante, a réplica da embarcação “Tribuna: a Justiça vem a Bordo” agora faz parte da exposição do Museu da Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) no espaço da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (02), com uma exposição inicialmente realizada de forma virtual, devido às restrições causadas pela pandemia. (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A EXPOSIÇÃO VIRTUAL).

exposicaobarcostjtjapreplica-_3__1.pngCom o tema "Supremo Tribunal Federal — Do Solar do Lavradio à Praça dos Três Poderes", a primeira exposição reúne no acervo condecorações, documentos e móveis históricos, fotografias e objetos museológicos: presentes protocolares, tapeçarias, vestimentas, objetos de uso pessoal de ministros e obras de arte.

A juíza Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá e Vice-Presidente para Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), integrou o grupo de seis magistrados de diferentes regiões do país, responsável por catalogar os casos inéditos da Justiça do Brasil para serem representados na exposição.

Levamos a embarcação Tribuna como uma forma de representar a Justiça da Amazônia, aquela que chega até os ribeirinhos, para que todo o país possa conhecer o nosso jeito único de fazer Justiça”, explicou a magistrada. "Quando o visitante toca no barco, é exibida uma reportagem sobre a Justiça do Amapá apresentando as nossas particularidades e contando a nossa história”, pontuou a magistrada.

O Programa Justiça Itinerante foi criado em 1996 e inaugurado em 22 de março do mesmo ano, com a realização da primeira Jornada Fluvial, que levou a prestação jurisdicional às comunidades do Distrito do Bailique - arquipélago situado na foz do Rio Amazonas, a 12 horas de viagem de barco de Macapá.

 

- Macapá, 06 de dezembro de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

 

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD