Verbas de penas alternativas da Vepma beneficiam programas sociais da Polícia Militar

joaomagnus_VEPMA_PM__01_-_aspecto_da_solenidade.jpg

Na manhã de segunda-feira (9), foi realizada, na Unidade de Polícia Comunitária do Conjunto Habitacional Macapaba, a solenidade de recebimento simbólico dos materiais esportivos custeados pela verba da parceria entre a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) e a Polícia Militar (PM), destinados aos diversos programas sociais desenvolvidos pela corporação. O titular da Vepma, juiz Eduardo Navarro, acompanhou a assinatura do termo de recebimento pelos coordenadores de cada programa.

joaomagnus_VEPMA_PM_02_-_assinatura_coordenadora_Simone.jpgQuatro programas sociais foram contemplados pela parceria que destinou uma verba total de R$ 87.375,00. São eles: o programa social de natação Peixinhos Voadores, que é coordenado por Rômulo da Silva Lobato; o programa de capoeira Ginga para Vida - Plantar para Colher, cuja coordenadora responsável é a Simone da Silva Maia; o programa social de judô Primeiro Passo, coordenado por Kleber Natal Pereira Bahia; e o programa de wrestling (luta olímpica) denominado Nocauteando as Drogas e Finalizando a Violência, coordenado pelo capitão Wanderson Pantoja da Silva.

 

joaomagnus_VEPMA_PM_03_-_juiz_comandante_Josiene_e_coordenadores.jpg

O programa de luta olímpica, sozinho, recebeu 35 kimonos, quatro manoplas, 20 pares de luvas, 50 macacões e 150 conjuntos esportivos.

 

Os alunos do capitão Wanderson “Panda” já alcançaram resultados expressivos nacional e internacionalmente. O atleta José Leandro (17) compete na categoria até 92 kg e, em abril desse ano, se classificou para representar o Brasil no campeonato mundial de wrestling na França, após ter conquistado a primeira colocação da sua categoria na seletiva nacional em Macapá.

 

joaomagnus_VEPMA_PM_06_-_Jose_Leandro.jpg

Leandro afirma, sem o projeto nem estaria ali. “O professor Panda salvou minha vida e mudou completamente a minha história. Eu cheguei aqui acima do peso e com problemas e, graças ao projeto social da PM, eu mudei completamente”, garantiu.  Ele passou a receber uma bolsa atleta desde que alcançou a segunda colocação no nacional do ano passado, se prepara agora para a competição mundial de nível ainda mais alto que aquela em que conquistou a sua medalha de ouro.

 

joaomagnus_VEPMA_PM_07_-_Marcus_Alencar.jpg

O atleta Marcus Alencar (16) também conquistou sua vaga no mundial lutando em casa no Gymnasiade 2022, seletiva nacional de wrestling promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). É a segunda vez que Marcus vai competir nos jogos mundiais escolares, tendo conquistado a 4ª colocação na primeira oportunidade.

 

 

 

joaomagnus_VEPMA_PM_08_-_juiz_recebe_a_comenda_da_comandante.jpgO juiz Eduardo Navarro deposita sua confiança no bom trabalho dos coordenadores dos programas sociais do 2º Batalhão da Polícia Militar. Ele afirma, “é impressionante o empenho e o trabalho de alta performance que apresentam, conquistando resultados nas competições esportivas de maneira a chamar atenção nacional e internacionalmente”. Para o magistrado, os programas sociais e o esporte são importantíssimos para a formação desses jovens, contribuindo para evitar que convivam com pessoas que os levem para a criminalidade.

 

Na solenidade o juiz Eduardo Navarro recebeu, das mãos da comandante do 2º BPM, a tenente coronel Josiene, a Comenda Amigo do 2º Batalhão como expressão de seu agradecimento pela sua incansável, valiosa e efetiva contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária. 

 

A comandante registrou ainda que os quatro programas sociais desenvolvidos no 2º BPM atendem 560 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, moradores da Zona Norte de Macapá.

 

Os materiais recebidos graças à parceria serão utilizados ao longo de 2022 e auxiliarão as atividades que promovem inclusão social, desenvolvimento psicomotor e pessoal dos jovens, contribuindo para uma mudança na realidade de suas vidas.

 

A tenente coronel afirma que sem essa parceria seria muito difícil. “Então, agradecemos muito à Vepma e à Justiça do Amapá, que há muito tempo vêm contribuindo para o desenvolvimento das nossas ações aqui no batalhão”, registrou. “Desejo que essa parceria perdure e se consolide cada vez mais”, concluiu a tenente coronel Josiene.

 

 

- Macapá, 10 de maio de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto e fotos: João Magnus

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

 

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD