O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 4 de julho de 2022 o PJe será expandido para a competência Cível do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana. Os processos distribuídos anteriormente à implantação do PJe continuarão sendo processados nos respectivos sistemas até que esteja autorizada a migração para o PJe pelo Presidente do Tribunal.

Os processos de natureza criminal cujo processamento seja de competência do referido juizado continuarão a tramitar no sistema Tucujuris.

Mais informações no Ato Conjunto Nº 643/22 GP/CGJ/TJAP

Itaubal do Piririm: TJAP ministra oficina de Conciliação para jovens da região

Myrla-_oficinaitineranteconciliaaaaa_1.JPG“Está sendo muito proveitoso, pois, estou aprendendo muito com essa comunicação e diálogo promovidos pelo Programa Conciliação Itinerante. Depois desse aprendizado irei passar o conhecimento para outras pessoas. O objetivo é colocar em prática os ensinamentos – não somente na minha casa, mas também fora dela também”, afirmou a estudante Myrla Tayana Lima do Rosário, de 20 anos.

 

oficinaitineranteconciliaaaaa_2.JPGAssim como Myrla, outros 39 jovens do município de Itaubal do Piririm participam da oficina “Noções de Conciliação”, ofertada pela Justiça do Amapá. O curso, que foi iniciado na quarta-feira (11) e será concluído hoje (sexta-feira,13 de maio), é realizado das 18 às 20 horas na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo. São monitores e bolsistas do programa Amapá Jovem da região de Itaubal do Piririm que vivem essa primeira experiência de conciliação para colocar em prática na vida real.

 

oficinaitineranteconciliaaaaa_3.jpg“As oficinas são para disseminar a política da conciliação e mediação e nesse momento, aqui em Itaubal, também estamos cumprindo uma agenda feita entre Governo do Estado e Tribunal de Justiça do Amapá com assinatura do Termo de Cooperação 003/2021, que trouxe a possibilidade de capacitar esses estudantes, integrantes do programa da prática Aluno Conciliador que é feita pelo Tribunal”, registrou a supervisora do Programa de Mediação Escolar e Social do TJAP, Euzinete Bentes.

 

Joyce-_oficinaitineranteconciliaaaaa_4.JPG“Essa é a primeira vez que está acontecendo esse contato com a Justiça por meio do programa da Secretaria Estadual da Juventude (SEJUV). Temos monitores ribeirinhos da região que estão participando dessa oficina e o TJAP é uma referência para todos nós, além de mais conhecimentos no currículo. São cerca de 300 bolsistas do município com 23 monitores”, relatou a coordenadora do Programa Amapá Jovem em Itaubal, Joyce Elaine Silva Pena.

 

Eider-_oficinaitineranteconciliaaaaa_5.JPGPara o jovem Eider Pessoa Lopes, de 20 anos, a oficina é uma oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento da conciliação. “Sabemos que aqui existem conflitos que muitas vezes podem ser resolvidos com um bom diálogo e com isso evitando levar mais processos para a Justiça. Poderei, depois do curso, ajudar alguém e prestar apoio”, observou Eider.

  

- Macapá, 13 de maio de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Ivaldo Sousa

Fotos: Paulo Cesar de Souza Gonçalves

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD