“Os defensores públicos são profissionais que garantem o acesso à justiça integral e gratuita”, afirma o presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo

dia-do-defensor-publico-22.jpgO presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Rommel Araújo, durante a 877ª Sessão Administrativa realizada nesta quarta-feira (18), homenageou os Defensores Públicos e a Defensoria Pública Estadual pela passagem do seu dia, comemorado em todo o país no dia 19 de maio. “O defensor público tem a missão constitucional de dar assistência jurídica a quem não tem condições financeiras de contratar um advogado. É, portanto, uma função tanto judicial quanto social”.

O desembargador-presidente disse que esse é um momento oportuno para reconhecer o quanto a Defensoria Pública é referência na defesa e promoção dos direitos individuais e coletivos.

“Os defensores públicos são profissionais que garantem o acesso à justiça integral e gratuita. De forma especial a Defensoria Pública Estadual do Amapá, que apesar de ter sido a última a ser implantada no país, em 2019, e das dificuldades enfrentadas, está presente em todos os municípios do estado, levando dignidade, humanização no atendimento e justiça social”, celebrou o magistrado.

“Em nome do Defensor Público-Geral, José Rodrigues, parabenizo todos estes profissionais que trabalham com empenho e dedicação”, acrescentou o desembargador-presidente.

A Defensoria Pública Estadual é uma instituição de Estado responsável por prestar atendimento jurídico integral e gratuito aos cidadãos necessitados. Assim, quem exerce esse papel são os defensores públicos, profissionais formados em Direito e concursados. O trabalho do defensor público deve ser combativo como o de um advogado, com forte viés social e de defesa dos Direitos Humanos

Ainda de acordo com o desembargador, “em apenas três anos já houve muitos avanços e conquistas, fazendo com que a DPE-AP ganhasse notoriedade em nível nacional pelo trabalho desempenhado”, acrescentou.

Atualmente, o quadro da DPE-AP é formado por 40 defensores efetivos,admitidos por meio de concurso público realizado pelo Governo do Amapá após 41 anos de existência da instituição.

- Macapá, 19 de maio 2022 -  

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lilian Monteiro
Arte: Carol Chaves
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD