Tribunal do Júri de Macapá finaliza a semana com quatro julgamentos de crimes contra a vida

jurisliviafreitasmaioooo_1.JPGSomente nesta semana, entre 16 e 20 de maio de 2022, a Vara do Tribunal do Júri de Macapá, que tem como titular a juíza Lívia Freitas, já julgou quatro processos – outros cinco já estão na pauta da próxima semana. “Infelizmente, em razão da pandemia, a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá foi muito afetada. Com isso, a pauta se tornou muito extensa, pois é um ato presencial, não existe a possibilidade de fazer de forma virtual”, disse a magistrada.

jurisliviafreitasmaioooo_3.JPGDurante o mês de maio serão realizadas 15 sessões de julgamentos, mas o mês de junho já conta com outras nove sessões – a unidade já pautou julgamentos até o segundo semestre de 2023. Dentre os processos acumulados, a unidade tem dado prioridade aos processos mais antigos e simples, com sessões que não demandam muito tempo por suas características específicas (entre elas, processos com apenas um réu). Para o ano de 2023 a previsão é que comecem a ter sessões de júris mais complexos.

 

Competências

O Tribunal do Júri, ou Júri Popular, tem como competência julgar crimes dolosos contra a vida, entre eles: homicídio, infanticídio, aborto e indução ao suicídio.

Sob a presidência de um juiz ou juíza, o Tribunal do Júri sorteia, a cada processo, 25 cidadãos que devem comparecer ao julgamento servindo como jurados (ou julgadores). Destes, sete são novamente sorteados para compor o conselho de sentença que irá definir a responsabilidade do acusado pelo crime.

Ao final do julgamento, o colegiado popular deve responder aos chamados quesitos, que são as perguntas feitas pelo(a) presidente do júri (juiz ou juíza) sobre o fato criminoso em si e as demais circunstâncias que o envolvem.

 

- Macapá, 20 de maio de 2022 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Beatriz Haussler

Fotos: João Paulo

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícia

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD