Justiça do Amapá inicia nesta quarta (18) nova turma de formação em mediação de conflitos para iniciantes

nup 5Nesta quarta-feira (18), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) inicia o primeiro módulo do curso para formação de mediadores, oferecido aos servidores dos gabinetes do 2º Grau do TJAP, do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) e Cartórios Extrajudiciais, além de acadêmicos de faculdades parceiras.

nup 2Sônia Ribeiro, instrutora credenciada pelo CNJ, explica que o curso segue as diretrizes curriculares estabelecidas pela Resolução 125/CNJ, que versa sobre a formação de mediadores e conciliadores. A formação contemplará informações teóricas, além de oferecer a vivência prática, quando os alunos terão que passar por etapas de observação, intermediação e organização de uma ação social.

O curso foi divido em seis módulos, que serão ministrados pelo grupo de instrutores do NUPEMEC. Nessa primeira etapa serão repassados o panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos e os conceitos fundamentais da prática.

“Cada uma das etapas corresponde a um módulo avaliativo. Deste modo nós vamos moldando esses mediadores, trabalhando as suas habilidades para que eles alcancem as competências necessárias. Ao final da formação o aluno terá condições de iniciar uma prática supervisionada, que será feita dentro dos centros judiciários de solução de conflitos e cidadania (CEJUSCs)”, informou Sônia Ribeiro.

A instrutora ainda disse que além das disciplinas obrigatórias para a formação, a linguagem neurolinguística foi inserida. “Isso interessa ao mediador, que precisa ter conhecimento em relação aos gestos, tom de voz e os modos comportamentais das pessoas durante uma mediação”, explicou.

Os módulos posteriores trarão temas como Legislação/PNL, Círculo Restaurativo/Oficina de parentalidade, Constelação Familiar, Teoria/Prática e Simulações e têm datas para acontecer entre os meses de abril e maio de 2018.

- Macapá, 17 de Abril de 2018 - 
Assessoria de Comunicação Social 
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD