Constelação Familiar no Cárcere: experiência do Amapá é destaque no Portal do CNJ

constcarcere 2No Amapá, a prática vem buscando promover mudança comportamental de presos desde novembro de 2017, quando o Tribunal de Justiça do Estado (TJAP) realizou a primeira Oficina de Constelação Familiar para detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Estado – Iapen.

constcarcere 5A matéria, publicada no Portal do Conselho Nacional de Justiça, destaca a experiência do Amapá relatada pela desembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal. Segundo ela, a técnica vem sendo utilizada com 20 detentas e 15 detentos, que têm entre 18 e 20 anos, e apresentam histórico de práticas delitivas desde a adolescência. São jovens que estão cumprindo pena no sistema prisional pela primeira vez.

constcarcere 1De acordo com a desembargadora, após as sessões de ‘constelação familiar’ foi possível observar uma inicial mudança no comportamento dos integrantes da prática. Alguns voltaram a estudar na escola do Iapen, melhoraram o relacionamento com a família, reconheceram a paternidade de crianças e decidiram participar até de cerimônias de casamento coletivo dentro do presídio. Para Sueli Pini, as práticas de ‘constelação familiar’ estão se semeando na Justiça. “É importante que isso não seja mais um modismo. Estamos plantando sementes em busca de uma Justiça mais qualificada”, observou.

Hoje com 92 anos de idade, o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, autor da Teoria Geral dos Sistemas: Fenomenologia e Psicodrama, ensina que durante a prática da constelação, a estrutura familiar é reproduzida com auxílio de outras pessoas e os conflitos de gerações podem ser melhor compreendidos e aceitos. Nos estados de Rondônia e no Amapá, a técnica tem sido usada não só com as partes de processos judiciais, especialmente os de família, com a intenção de resolver litígios, mas para a melhora comportamental de detentos.

A matéria completa pode ser vista no link:

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/86571-constelacao-familiar-no-carcere-semente-para-uma-justica-melhor-constelacao-familiar-no-carcere-semente-para-uma-justica-melhor

Macapá, 19 de Abril de 2018 - 
Assessoria de Comunicação Social 
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD