Magistrados e servidores da Justiça do Amapá participam do 6º Congresso Médico e Jurídico

congressomedicojuri 1O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP, Desembargador Carlos Tork, que também preside o Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, e os juízes Alaíde Maria de Paula, titular da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Macapá e Eduardo Navarro Machado, do 1ª Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Macapá; além dos servidores Eldson Ferreira Albuquerque e Márcio Pantoja Pacheco, participam do Congresso Brasileiro Médico e Jurídico, que acontece em Vitória - ES, desde o dia 30 de julho e encerra hoje (1º de agosto).

congressomedicojuri 2Além da comitiva do Poder Judiciário, representantes da Procuradoria do Estado, Conselho Regional de Farmácia e da Secretaria Estadual de Saúde participam do Congresso, que está em sua 6ª edição e é o mais importante do país a tratar da temática de desjudicialização da saúde, debatendo assuntos relacionados ao bom funcionamento do sistema de saúde brasileiro.

Durante os três dias do Congresso são 17 eventos entre palestras e debates, com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal - STF, conselheiros do CNJ, desembargadores, juízes federais e estaduais, além de gestores públicos da área da saúde, governadores e prefeitos.

congressomedicojuri 7O Desembargador-Presidente Carlos Tork disse que o evento se reveste como o mais importante do país a tratar da temática desjudicialização da saúde, e dele tem usado o CNJ para fazer reuniões paralelas de Comitês Judiciais da Saúde, como ocorreu no dia 30, e ainda do Nat-jus. “Nossas equipes têm participado deste Congresso desde 2016. O evento ajuda a qualificá-los do ponto de vista técnico-jurídico, bem como em nível de organização judiciária, ou mesmo inovações em política pública na área da saúde”, disse o desembargador.

congressomedicojuri 3O juiz Eduardo Navarro destacou que o Congresso é uma excelente oportunidade para aprofundar estudos na área do direito à saúde e vivenciar a troca de experiência entre entidades públicas e segmentos da área de saúde pública e suplementar. “Para nós do Amapá há essa relevância devido às nossas atribuições nesta área, que é sempre um grande desafio”.  

congressomedicojuri 9A juíza Alaíde Maria de Paula relatou que participar do Congresso é uma experiência enriquecedora. “No primeiro dia do evento reunimos os membros do Comitê Estadual da Saúde, quando foram deliberadas algumas ações importantes a serem implementadas no 1º e 2º graus de jurisdição. Ontem foram debatidos orçamentos do SUS, números crescentes da judicialização, o que, felizmente, não está ocorrendo no Amapá. As reflexões nos levam a uma consciência maior de que é preciso união de forças e compromisso com a saúde pública e com o SUS”, declarou.

A participação dos magistrados do Amapá no Congresso atende a política de especialização dos juízes que julgam processos de saúde pública, de acordo com a Lei Complementar 115/2018 que alterou o decreto nº 69/1991 e ampliou a competência da 4ª Vara Cível da Comarca de Macapá e do 1º Juizado Especial de Fazenda Pública para estes julgamentos.

O evento conta com a participação ainda do ministro da Saúde, Gilberto Occhi; João Pedro Gebran Neto, desembargador federal - TRF4 e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal – STF.

Macapá, 01 de agosto de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD