TJAP e EJAP capacitam mais uma turma de magistrados e servidores em Gestão de Conflitos nas Organizações e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho

gestaconflitoserise (1).jpgO Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (EJAP), deu início hoje ao curso Gestão de Conflitos nas Organizações e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho. Com carga de 20 horas/aula e voltado para magistrados, gestores e servidores que lidam com gestão de pessoas, o curso tem como ministrante o pedagogo Erisevelton Silva Lima e tem como objetivo aplicar no cotidiano das organizações uma série de estratégias e técnicas preventivas da gestão de pessoas para a melhoria das relações interpessoais no local de trabalho. A capacitação prossegue até amanhã (21).

gestaconflitoserise (6).jpgMestre na área de gestão e políticas públicas e doutor em educação pela Universidade de Brasília (UnB), o pedagogo Erisevelton Silva Lima explica que o curso foi pensado em dois momentos, um de autoconhecimento e outro de aplicação de técnicas. “Nesse primeiro momento os participantes identificarão, em si mesmos, fragilidades e potenciais, pois só entendendo as próprias características podemos compreender melhor as do outro”, defendeu o professor.

“Já no segundo dia, trataremos das técnicas para lidar com o grupo e o papel do gestor, quando conduz uma equipe, tem que ser capaz de identificar fragilidades, mas também potencialidades e colocá-las a serviço do trabalho do setor que comanda”, continuou, acrescentando que “só com um profundo olhar sobre si mesmo é que um profissional tem capacidade de compreender melhor o outro”.

gestaconflitoserise (5).jpgA juíza Marina Vidal, diretora do Fórum e titular da Vara Única da Comarca de Calçoene, participou do curso e elogiou a iniciativa. “Fiz um esforço para comparecer, pois esse tema é de grande importância para gestores em geral, mas, sobretudo para nós magistrados, que quando passamos no concurso e ingressamos na carreira achamos que nosso trabalho será somente a judicatura”, relatou a juíza, acrescentando que “no interior principalmente, onde devemos gerir um fórum, vários servidores e toda uma comarca, além de decidir e julgar”.

“Sem a capacitação e a consolidação desse conhecimento, que é interessantíssimo, acabamos agindo de forma intuitiva, o que nem sempre é exitoso”, concluiu a magistrada Marina Vidal.

Diego França, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) do TJAP, também participou do curso e defende sua importância para aprimorar as competências de gestores de qualquer área. “Lidar com pessoas é lidar com conflitos e quando os gestores conseguem lidar com conflitos e tratar internamente em suas áreas, estas situações deixam de chegar a nós no Degesp, pois podem ser tratadas bem no início, antes de ganhar gravidade”, considerou.

gestaconflitoserise (7).jpg“Quando aprendemos a lidar melhor com os conflitos, aprimoramos até nossa qualidade de vida e ambiente de trabalho de forma geral, por isso, embora tenha vindo também para meu crescimento pessoal, espero poder captar ideias para aplicar de forma mais institucional e global, beneficiando todo o Tribunal”, complementou.

“A experiência é muito positiva, e hoje, ainda bem no início, utilizamos algumas ferramentas de autoconhecimento e isso possibilitou inclusive que alguns participantes se emocionassem, coisa que nem esperávamos que ocorresse, mas foi muito interessante”, concluiu o diretor do Degesp, Diego França.

- Macapá, 20 de agosto de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social                        
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD