Desembargador Carmo Antônio ministra palestra “Organização do Poder Judiciário” para estudantes de Direito

CARMOCALORUOS (1).jpgNa manhã desta terça-feira (20), o Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu calouros do curso de Direito da Faculdade Estácio de Macapá (SEAMA) para a palestra “Organização do Poder Judiciário”, ministrada pelo desembargador Carmo Antônio de Souza. A palestra faz parte de um projeto de iniciativa do próprio desembargador, que consiste em trazer os estudantes para conhecer a sede do Poder Judiciário Estadual.

O propósito do encontro é apresentar aos estudantes a estrutura da Justiça, além de explicar aos acadêmicos como funcionam as atividades realizadas em âmbito nacional e, principalmente, no estado do Amapá. No auditório do Pleno estavam reunidos mais de 30 alunos, todos concentrados nas exposições feitas pelo desembargador.

CARMOCALORUOS (15).jpgSegundo o magistrado, “é um espaço para conversar e tirar dúvidas sobre mercado de trabalho e carreira jurídica”, afirmou, acrescentando que “esse primeiro contato com o Judiciário complementa a teoria que vai ser vista em sala de aula com a vivência prática do Direito”.

De acordo com a coordenadora do curso, Laila Cabeça, a visita “é uma oportunidade única para estimular uma visão de futuro logo nos primeiros dias de aula, mostrando novos horizontes para que os alunos percebam o que o mercado jurídico proporciona”.

CARMOCALORUOS (12).JPGPara a professora de Psicologia Aplicada ao Direito, Adriana Pacheco, o conhecimento da estrutura do Judiciário é fundamental para reforçar a escolha do curso nos alunos. “É de extrema importância para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências das quais eles precisarão para lidar com a Justiça em 1ª e 2ª instâncias”, explanou.

Em sua primeira visita ao TJAP, a aluna Adriane Magave contou que escolheu Direito por ser uma área que sempre admirou. Segundo ela, “a atividade de visita ao TJAP possibilitou conhecer mais sobre o Poder Judiciário e sobre a carreira da magistratura, além de agregar mais conhecimento”.

CARMOCALORUOS (5).jpgTambém na palestra, a acadêmica Joice Gonçalves contou que se identifica muito com a carreira jurídica, além de nutrir paixão pelo curso. “A gente aprendeu a ter uma noção geral do Judiciário e de como funcionam as instâncias locais e nacionais”, revelou, “além “de quais posturas e atitudes devemos ter nas mediações e conciliação de conflitos”, complementou.

As funções jurisdicionais de cada Tribunal, as divisões hierárquicas, organização e o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram temas abordados pelo desembargador, dentre outros inerentes à organização do Poder Judiciário.  A atividade está incluída na Meta 04 do CNJ, que propõe a implantação pelos tribunais de programas de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.

- Macapá, 20 de Agosto de 2019 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo 28 Anos TJAP Selo 29 Anos TJAP Selo Ouro CNJ Sessões online

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD