Inspeções nas serventias extrajudiciais e Direito Notarial são temas de curso iniciado na Escola Judicial do Amapá

Na foto, a ministrante, juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio do curso ‘Direito Notarial, Registral e inspeções nas serventias extrajudiciais’ em pé e sentados magistrados e servidores participantes

Na manhã desta quarta-feira (20), a Escola Judicial do Amapá (EJAP), deu início ao curso ‘Direito Notarial, Registral e inspeções nas serventias extrajudiciais’, que tem como ministrante a juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio, do Tribunal de Justiça do Maranhão e Cardel Mendonça Carneiro da Silva, Assessor técnico de Correições e Inspeções da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ/MA). O curso tem como objetivo compreender as especialidades dos serviços extrajudiciais e o desenvolvimento de novos olhares sob as atividades de fiscalização e acompanhamento dos Serviços Extrajudiciais com atividades práticas. O curso tem carga horária de 24 horas aula, e segue até o dia 22 de março.

 

Segundo a juíza Ticiany Palácio, uma das ministrantes do curso, serão utilizadas estratégias apoiadas em metodologias ativas que permitam a análise e a resolução de situações problema. “O curso em si é muito prático, pois assim se observa a teoria nos atos”, garantiu.

 

“Vamos fazer muitas análises, pois assim o olhar se acostuma a reconhecer o que é certo ou errado e dessa forma iremos aprimorar as nossas inspeções no contexto extrajudicial”, complementou a magistrada.

 

Para a ministrante, a tecnologia é uma grande aliada para assimilar e aplicar as novas formas de regulação da atividade extrajudicial, principalmente, no que se refere aos Sistemas Eletrônicos de Registro de Imóveis Serviços Extrajudiciais. “É uma semente que colocamos ali que vai frutificar em benefício da nossa instituição e dos nossos cartórios”, enfatizou.

 

“É fundamental que a estrutura esteja adequada, que estejamos perto dos delegatários para acompanhar de perto a evolução que vem com as inspeções”, concluiu a juíza Ticiany Palácio.

 

– Macapá, 20 de março de 2024 –

 

Secretaria de Comunicação do TJAP

Texto e fotos: Clarice Dantas

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Youtube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial