Qualificação Técnica: EJAP promove curso sobre "Atendimento às Pessoas com Deficiência” para servidores da Justiça do Amapá

Imagem mostra, do lado esquerdo, um teclado com teclas azuis que indicam ícones de acessibilidade. Do lado direito, o título: Qualificação Técnica: EJAP promove curso sobre "Atendimento às Pessoas com Deficiência” para servidores da Justiça do Amapá  Formadoras Renata Gonçalves Couto e Thayane Freitas. Palestra inicial: ''Cultura e Comunidade Surda''

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Escola Judicial do Amapá (EJAP), promove, no período de 11 a 15 e de 20 e 21 de março de 2024, o curso de “Atendimento às Pessoas com Deficiência”, de forma remota (on-line) por meio da plataforma Zoom. A qualificação é ministrada pelas formadoras Renata Gonçalves Couto e Thayane Freitas. A formação continuada tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento sobre leis e vivências de pessoas com deficiência, para construção de um ambiente mais empático e inclusivo, com mais respeito às diferenças, e assim, fortalecer a luta pela defesa e garantia dos direitos destas pessoas.

As aulas on-line ocorrem no período da tarde, das 14h30 às 17h30, e abrangem uma carga horária de 20 horas/aula. A palestra inicial ficou aos cuidados da formadora, Renata Couto que abordou o tema “Cultura e comunidade surda”.

A capacitação foi solicitada pela Coordenadoria de Gestão por Competências da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e trata de uma exigência de desenvolvimento de competências dos servidores e faz parte do Plano de Capacitação demandado pela Secretaria para a EJAP.

A formação atende as exigências da Resolução 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão.

De acordo com o Art. 19, os órgãos do Poder Judiciário devem manter em seus quadros: Profissionais da área de engenharia, arquitetura, tecnologia da informação, cerimonial e eventos, comunicação social, pessoas capacitadas em normas e padrões de acessibilidade, e na aplicação de tecnologias assistivas, para oferecer pleno atendimento ao público de pessoas com deficiência e assessorar o planejamento, a implementação e o monitoramento de ações que visem o cumprimento desta Resolução.

 

– Macapá, 12 de março de 2024 –

 

Secretaria de Comunicação do TJAP

Texto: Ricardo Medeiros

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Instagram: @tjap_oficial

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800