Exame Nacional da Magistratura

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá instituiu, por meio da Portaria nº 65728/2022, sua própria Comissão de Heteroidentificação, com o objetivo de garantir a devida identificação étnico-racial nos concursos para a magistratura. A iniciativa foi disponibilizada no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo do dia (23/05/2022).

A medida atende à Resolução nº 457/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que os tribunais estaduais habilitem comissões de heteroidentificação, “voltadas à confirmação da condição de negros dos candidatos que assim se identificarem no ato da inscrição preliminar”.

Segundo o CNJ, “os procedimentos de heteroidentificação têm como base as características fenotípicas das pessoas, ou seja, aquelas que podem ser observadas, como cabelo, tom de pele, nariz e boca. As comissões não analisam os concorrentes pelo genótipo, ou seja, a análise não é feita tendo em vista o parentesco com pretos e pardos, e sim com a leitura racial”.

Atualmente, aos candidatos negros são reservadas “20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e de ingresso na magistratura”, conforme a Resolução nº 203/2015 do CNJ.

No âmbito do Amapá, e com efeitos no próprio Exam, o Tribunal de Justiça do Amapá publicou, no último dia 02 de fevereiro (no Diário de Justiça Eletrônico), três Portarias sobre a criação de sua Comissão de Heteroidentificação, assim como a designação de seus membros.

Para concorrer a essas vagas, o candidato deverá se autodeclarar negro no momento da inscrição no concurso, segundo os critérios de raça e cor utilizados pelo IBGE.

Atenção

  • O Formulário de Autodeclaração deverá ser preenchido e anexado no link disponibilizado abaixo;
    https://www.tjap.jus.br/portal/images/documentos/arquivo_geral/Formulario-TJAP-COHID.docx
  • Após o preenchimento o arquivo deverá ser salvo em PDF e anexado ao fomrulário;
  • Informar o Número do CPF;
  • Deverá ser anexado um documento oficial com foto;
  • Por fim, deverá ser anexada uma foto da candidata ou do candidato, que pode ser feita por apareclho celular em ambiente com boa iluminação, colorida, cabelo solto, sem adereço e com destaque do rosto ao ombro;

Links

Publicações

Contato

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..