Desembargador Adão Carvalho é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá

Foto onde aparecem oito homens em pé vestido roupas pretas.

O Tribunal de Justiça do Amapá passa a ser presidido, a partir deste dia 03 de março de 2023, pelo desembargador Adão Carvalho.  Oriundo do 1º concurso da magistratura do Amapá, empossado em 05 de outubro de 1991, Adão Carvalho abraçou o Amapá como seu estado de coração há 32 anos, sempre estudando e trabalhando com afinco. Nascido em Petrópolis (Rio de Janeiro), militou em sua carreira de magistrado como juiz titular das Comarcas de Oiapoque, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Santana até chegar à capital. Ascendeu, por merecimento, ao cargo de Desembargador em novembro de 2020 e foi indicado Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá no biênio 2021/2023, além de Suplente da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá no mesmo período. No mesmo biênio, foi eleito por aclamação para o cargo de Diretor-Geral da Escola Judicial do Amapá.

O menino carioca de origem humilde, de fé fervorosa, torcedor do Flamengo, filho de dona Dalila e de seu Hélio, o conhecido charreteiro, que sustentava a família, transportando produtos, artigos e mantimentos em sua charrete, sempre estudou em escola pública. Começou a trabalhar aos 17 anos no Fórum de Petrópolis. Aos 18 anos foi aprovado em 1º lugar para o cargo de auxiliar judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, quando concorreu com 25 mil candidatos.

Neste mesmo período o jovem Adão foi aprovado no vestibular para o curso de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde teve a honra de ser aluno de expressivos juristas como Luis Barroso e Luiz Fux, hoje ministros do Supremo Tribunal Federal. De inteligência ímpar, foi aprovado em dois cursos de mestrados recentemente.

Em sua jornada no 2º grau tem se destacado pela dedicação, senso de responsabilidade e estudo empregado na nobre e múltipla missão de fazer cumprir a lei, garantir o direito do cidadão e promover a pacificação social.

Sua capacidade de superação é notória. Do mesmo modo que sua determinação por trilhar sobre a linha da lei seu desempenho como magistrado, primando pela segurança jurídica e pela previsibilidade em seus julgados. O desembargador Adão sempre ressalta a importância da empatia para com quem está do outro lado do balcão da justiça, o jurisdicionado.

Apaixonado pelo que faz, o desembargador Adão Carvalho é realizado com a carreira que construiu no Judiciário. Discreto, reservado, mas muito acessível, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá  tem a valorização do trabalho de sua equipe como ponto essencial, e o resultado dessa postura é uma reconhecida prestação jurisdicional reta, célere e transparente. Será esse o espectro de valores intransponíveis que o levará a dirigir o Judiciário amapaense pelos próximos dois anos.

- Macapá, 03 março de 2023 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Bernadeth Farias
Fotos: Kit Nascimento
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Instagram: @tjap_oficial